
O relatório ISG Provider Lens™ mostra que as empresas brasileiras de médio porte estão interessadas em mover todas as funções de TI para a nuvem
SÃO PAULO, 26 de novembro de 2019 /PRNewswire/ — As empresas no Brasil estão adotando serviços de nuvem pública, com muitas buscando fornecedores para ajudá-las a levar mais cargas de trabalho para a nuvem, de acordo com um novo relatório publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em consultoria e pesquisa em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens™ Public Cloud – Solutions & Service Partners 2019 para o Brasil identifica um rápido crescimento no mercado de nuvem pública do país, com um aumento correspondente no número de provedores de serviços.
“As cargas de trabalho estão migrando cada vez mais do modelo tradicional de terceirização de serviços gerenciados para a nuvem”, disse Jan Erik Aase, diretor e líder global da ISG Provider Lens Research. “O mercado de nuvem brasileiro está florescendo e chegou a um ponto sem volta à era do data center”.
O relatório considera empresas de médio porte especialmente interessadas em mudar a maioria ou todas as suas funções de TI para a nuvem. As empresas de médio porte estão adotando a nuvem pública porque possuem sistemas legados menores que as grandes empresas, têm menos necessidade de personalização e podem mais facilmente substituir seus softwares por ofertas padrão como serviço.
No mercado intermediário do Brasil também há um grande impulso para mover o ERP (Enterprise Resource Planning) para a nuvem, diz o relatório.
Muitas empresas brasileiras estão adotando várias nuvens, com um número crescente de opções de serviços disponíveis, acrescenta o relatório. Muitos clientes buscam serviços especializados em nuvem, com dimensionamento da melhor nuvem para cada aplicação em sistemas voltados para o cliente, análise de big data, aprendizado de máquina e outras funções. A automação para orquestrar arquiteturas de nuvem distribuída está em alta demanda.
O relatório ISG Provider Lens™ Public Cloud – Solutions & Service Partners 2019 para o Brasil avalia as competências de 45 provedores em oito quadrantes: Public Cloud Transformation Services for Large Accounts, Public Cloud Transformation Services for the Midmarket, Managed Public Cloud Services, Managed Public Cloud Services for AWS, Managed Public Cloud Services for Azure, Managed Public Cloud Services for GCP, aPaaS – Application Development Platform as a Service and IaaS — (Hyperscale) Infrastructure as a Service.
O relatório identifica a Claranet como líder em seis quadrantes, a Dedalus em cinco, e UOL DIVEO em quatro, enquanto Atos, BRLink, Sky.One e TIVIT são nomeadas liderem em três. Accenture, Amazon Web Services, Capgemini, Google Cloud Platform, IBM e Microsoft Azure são líderes em dois. DXC Technology, essence IT, Mandic, SantoDigital e Unisys são líderes em um quadrante.
Uma versão personalizada do relatório em Português está disponibilizada pela BRLink, Claranet, Dedalus, SantoDigital e TIVIT.O relatório ISG Provider Lens™ Public Cloud – Solutions & Service Partners 2019 para o Brasil está disponível para os assinantes da ISG Insights™ ou para compra imediata nesta webpage.